404 Not Found


nginx
Blog Educação Profissional e Tecnológica - Região marca presença no São Paulo Skills 2013

Região marca presença no São Paulo Skills 2013

 

Leone Farias 

Do Diário do Grande ABC

 

A maior competição de educação profissional da indústria paulista, o São Paulo Skills 2013, que será realizado a partir de quarta-feira até domingo (dia 29) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, contará com a participação de 32 alunos de cinco unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial) instaladas no Grande ABC.

 

O evento, que tem entrada gratuita, é uma referência para o setor industrial, pois os jovens que se destacam na chamada olímpiada do conhecimento dos cursos técnicos, em modalidades como mecatrônica, tornearia, robótica industrial, ferramentaria, mecânica de usinagem, entre muitas outras, costumam ser disputados pelo mercado.

 

A competição procura proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar situações semelhantes ao dia a dia da vida profissional, e testa os participantes em três pilares da formação: conhecimento, habilidade e atitude (por exemplo, sua organização do posto de trabalho e sua dedicação). E envolve provas teóricas e práticas, em que os estudantes testam as soluções propostas e buscam descobrir a maneira mais eficaz de realizar cada processo industrial.

 

Durante os dias do São Paulo Skills, os estudantes recebem um projeto para ser interpretado. Depois, planejam a execução das tarefas e, por fim, após se familizarem com os equipamentos, os competidores trabalham para entregar o produto final em prazo máximo de 22 horas.

 

O diretor da escola Senai Mario Amato, de São Bernardo, Claudimir Facco de Oliveira, explica que os estudantes, em grande parte, têm entre 15 e 16 anos de idade e são do primeiro ou do segundo semestre (os cursos têm dois anos de duração). Isso aparentemente é uma desvantagem em relação a quem já está prestes a se formar, que teria mais informações, mas o dirigente cita que as tarefas colocadas na São Paulo Skills estão dentro de uma faixa de conhecimento que permite a participação de todos.

 

Além disso, essa olimpíada “tem muito de psicológico, de testar o emocional”, segundo Oliveira. Isso porque as atividades têm de ser desempenhadas dentro de tempo estabelecido, ou seja, é preciso respeitar o cronômetro. “O aluno é colocado à prova, em situação de pressão, e acaba se tornando um profissional diferente, com autocontrole bem maior para a resolução dos problemas; a indústria valoriza muito esse aluno”, avalia.

 

 

Os três primeiros colocados em cada modalidade (são 55 ao todo) recebem medalhas, que são consideradas pelos representantes das indústrias um selo de excelência profissional. Desses três, o vencedor vai representar São Paulo na competição nacional, em 2014, que será disputada em Belo Horizonte. E o melhor no torneio do ano que vem participa da etapa internacional, que será em 2015, e, pela primeira vez na história, será realizada no Brasil, na Capital paulista. A última edição ocorreu em 2011.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

404 Not Found

404 Not Found


nginx