404 Not Found


nginx
Blog Educação Profissional e Tecnológica - NÚMERO DE CURSOS A DISTÄNCIA CRESCE NO BRASIL

NÚMERO DE CURSOS A DISTÄNCIA CRESCE NO BRASIL

 

 

Até julho deste ano, o Senac ofereceu 126 cursos.


A Sala de Emprego desta semana fala sobre os cursos a distância. São mais de mil cursos regulamentados pelo Ministério da Educação (CONSULTE AQUI). Até julho deste ano, só o Senac ofereceu 126 cursos a distância, de curta duração ou de ensino superior. Foram mais de 20 mil matrículas.


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é uma das 142 instituições credenciadas pelo MEC para oferecer esses cursos. Quase oito mil alunos fazem cursos a distância na universidade. Mais da metade cursa licenciatura ou bacharelado. “Qualquer pessoa pode fazer um curso a distância, desde que concorra por meio de vestibular. Tem a inscrição específica para fazer um curso na modalidade a distância”, explica o coordenador de TI Ricardo Valetim.
As aulas na UFRN são gravadas em uma sala. No curso de administração, por exemplo, três professores se revezam para gravar as aulas, tirar dúvidas e criar exercícios. Entretanto, o ensino a distância não substitui o contato com os livros nem os encontros presenciais com os professores.
A UFRN tem 14 polos de apoio, onde os alunos podem usar a biblioteca, fazer provas e assistir aulas presenciais. “A principal dificuldade do aluno a distância é justamente de se disciplinar em estudar sozinho, através de um material que guie ele. É aí que entra o papel do tutor. O tutor tem que estimular e ajudar o aluno a estudar”, explica o tutor de curso a distância Eduardo Gusmão.
- Existem hoje mais de mil cursos superiores regulamentados pelo MEC;
- 142 instituições públicas e privadas de todo o país são credenciadas pelo MEC;
- Os cursos com maior número de matrículas são os da área de educação.
A Universidade Estadual do Maranhão também tem cursos de graduação e pós-graduação a distância, mas só para alunos do estado, assim como os cursos técnicos e de formação continuada. Até o fim do ano, 140 mil estudantes devem se formar pelo programa.
Clélia Carolina Queiroz é psicóloga, mora em Goiânia e faz pós-graduação pelo Senac de São Paulo. Ela é casada, tem dois filhos e não tem tempo. Por isso, ela acha que duas horas de aula pela internet por dia dão conta do recado.
Como escolher um curso a distância:

 

- Visite o polo de apoio presencial onde você participará das atividades presenciais obrigatórias, veja se o ambiente é apropriado, se possui biblioteca e laboratórios (se o curso exigir);
- Se informe com alunos atuais e ex-alunos do curso; caso você não tenha contato com nenhum, solicite aos responsáveis indicações de nomes e contato;
- Verifique a instituição responsável, sua idoneidade e reputação, bem como dos coordenadores e professores do curso;
- Confira ou solicite informações sobre a estrutura de apoio oferecida aos alunos (suporte técnico, apoio pedagógico, orientação acadêmica, etc);
- Para o caso de cursos que conferem titulação, solicite cópia ou referência do instrumento legal (credenciamento da instituição, do polo de apoio presencial e autorização do MEC ou do Conselho Estadual de Educação) no qual se baseia sua regularidade.
Paula Martini, especialista em educação do SENAI, participou de uma conversa ao vivo aqui no site do JH. Veja a íntegra do bate-papo no vídeo abaixo.

 
Fonte: GLOBO, Jornal Hoje.



Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

404 Not Found

404 Not Found


nginx